Pitágoras, amigo do saber



Conta-se que quando Léon, tirano de Fliús, perguntou quem ele era, Pitágoras teria respondido: "sou um filósofo" (do grego, philos + sophia: amigo do saber), tornando-se assim o criador da palavra filosofia.

De 2013 para cá, acompanhamos alguns casos absurdos de detenção de manifestantes "para averiguação" porque policiais consideraram suspeitas suas leituras: um manifestante lia uma biografia de Marighella (http://bit.ly/V5ItYP) e outro lia o livro "Mate-me por favor", sobre o movimento punk (http://bit.ly/2fCxwgd). Sem falar no mandado de prisão do próprio Bakunin emitido em 2014 (http://bit.ly/2faVkVq) e na perseguição da professora de filosofia Camila Jourdan pela mídia, inclusive acompanhando suas atividades docentes.

Agora nos acusam de doutrinadores e tiram a filosofia dos currículos do Ensino Médio. Quem é você que lê Foucault? Que lê Marx? Que lê Nietzsche? Que lê Bakunin? Que lê Marighella? Desde o primeiro filósofo, aqueles que ocupam posições de poder temem o conhecimento. Desde o primeiro filósofo respondemos: sou um amigo do saber.

#FilosofiaAntiga
#PréSocráticos
#Pitágoras
#MP746